sexta-feira, 12 de novembro de 2010

E o ar condicionado? - Parte II

Quem é do sul sabe, mas para os que não sabem, vamos explicar mais ou menos como funcionam as estações na Capital Gaúcha.

Aqui é assim:

Outono: temperatura amena, entre 15º e 20º
Inverno: de 3º a 15º
Primavera: 12º a 25º
Verão: 28º a 41º (sim, 41º)



Resumindo, sem um bom Condicionador de ar, tu congelas no inverno e derretes no verão, fácil fácil.

Por isso, fomos em busca de informações técnicas sobre o aparelho ideal para nosso ap, que já havíamos comentado no post "E o ar condicionado?".

A planta, como vocês viram aqui ficou com 2 peças grandes, a suíte principal e a sala (que conta com cozinha americana e 3 grandes janelas do teto ao chão).

A suíte ficou com pouco mais de 28m² e a sala, contando com a cozinha americana, com pouco mais de 45m².

Achamos então uma apostila ensinando a calcular os Btu’s necessários por área (http://bit.ly/cBMHmJ ). O cálculo não é nada fácil, mas é uma boa referência. (coragem!)



Entre outras questões, calcula-se as dimensões do local, área das janelas, posição solar, cortinas, nº de aparelhos ligados e nº de pessoas. (ufa!)

Na suíte, 18mil Btu’s se mostrou justo e suficiente. Esse, inclusive, é o modelo ideal ao momento: http://bit.ly/bQV2RW


Na sala o buraco é mais embaixo o problema é maior. Como temos 2 janelas com 2,90m(L) X 1,80m(A) e mais uma com 4,40m(L) X 1,80m(A), além da cozinha americana e dos corredores, o calculo chegou a assustadores 45mil Btu’s.

Assim, provavelmente abracemos essa criança: http://bit.ly/cF00Qp


Agora, se mesmo tendo todas as dicas tu ainda estás meio receoso das informação que demos, fala com essa turma que eles montam tudo pra ti: http://bit.ly/9gRpIy. No princípio dá medo, mas depois vê-se que é fácil.

#ficadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário